Religião em Orárez, é chamado Kátath, é um conjunto de crenças que estabelece simbolismo que relaciona a Humanidade com a espiritualidade e os valores morais.
Kátath aborda a moralidade, a ética, as leis ou um estilo de vida preferido de ideias sobre o universo e a natureza humana.
Esta religião apesar de ser seguida por 80% por cento da população de Orárez, há quem também ponha em causa e não siga o seu idealismo. Kátath foi criada para haver harmonia entre os seres vivos, com o propósito de abominar certos pensamentos ou actos que possam causar dor ou morte contra o próprio ou o próximo. Não implica que os humanos não possam ter o livre árbitro de pôr em causa e que certas leis não possam ser debatidas cientificamente.
Kátath apesar de tudo dá o livre árbitro de cada um pensar, idealizar e viver à sua maneira, desde que não se corrompa.
As nove leis de Kátath
- Lei da vida;
A vida é uma fase que todas almas passam para poderem aprender e evoluir. É contra a lei cortar o laço entre o corpo físico e o corpo astral se não for de causas naturais.
Em qualquer lugar onde possamos estar, seremos sempre condenados durante a vida ou após a morte.
- Lei do desejo;
Cobiçar ou invejar em grandes níveis terá consequências após a morte.
Desejos podem ser tidos desde que seja para o bem de si próprio ou do outro sem magoar o próximo.
- Lei do furto;
Roubar com intenção, seja ela para resolver os próprios problemas ou por malícia, será condenado quando vivo ou após a morte.
- Lei da causa e efeito;
O que damos ao universo é o que o universo devolve a nós, mas se é algo negativo, será devolvido a nós multiplicado por dez.
- Lei da modéstia;
Não adianta fugir das situações que se repetem constantemente quando elas são negativas. Viver com a humildade ajuda a não ficar com características más e consequentemente não se fica preso de pensamentos ou energias inferiores.
- Lei da evolução;
Diante dos objectos, dos lugares e das pessoas, somos nós que devemos mudar para evoluir em nossa espiritualidade, e não o que está a nossa volta.
- Lei do ofertar;
Devemos aprender a dar para colocar em prática tudo que foi aprendido. Pois tudo o que vai volta de acordo com a quarta lei.
- Lei do livre árbitro.
É a lei que se rege quem segue a religião de Kátath ou quem não segue as leis na totalidade. Pois de acordo com os Deuses, todos temos o direito de livre pensamento.